segunda-feira, 16 de setembro de 2013

“Água em pó” – Solução para a seca nas plantações?



“Água em pó” – Solução para a seca nas plantações?


Um produto desenvolvido pelo engenheiro químico Sergio Jésus Rico Velasco está provocando as mais diversas reações em função do potencial que a descoberta pode trazer à agricultura mundial. A chamada “Solid Rain” (Chuva Sólida, em tradução livre) seria uma espécie de “água em pó” capaz de absorver enorme quantidade de líquido, sendo liberada aos poucos para garantir a sobrevivência das plantas em meio a uma seca.

De acordo com os criadores, “Solid Rain” seria capaz de absorver até 500 vezes o seu tamanho, ou seja: apenas 10 gramas do produto absorveriam um litro de água. Trata-se de um tipo de polímero à base de potássio em pó que, distribuído pelo solo, manteria o terreno úmido por anos, aumentando a disponibilidade de água e nutrientes para as plantas. 

O produto atua como um “reservatório subterrâneo pessoal que retém água nas raízes de qualquer planta [...] dispersando lentamente no solo, mantendo-o constantemente hidratado [...] e fazendo com que a água fique disponível para qualquer planta, mesmo em tempos de seca. Solid Rain encapsula e dispersa água por até 8 anos”, afirma o site da empresa que o comercializa.

Segundo a empresa, o produto tem sido utilizado em mais de 10 países diferentes, “todos com diferentes histórias de sucesso”. O governo mexicano testou o produto por uma temporada inteira e os resultados impressionam. A produção de aveia em safras plantadas com Solid Rain duplicou em comparação com a safra sem o produto; as de girassóis triplicaram e as colheitas de feijão subiram de 450kg por hectare para 3.000kg.

O site afirma ainda que o produto “aprimora a estrutura e a capacidade de armazenamento de umidade [do solo], reduzindo a lixiviação”. Teria recebido também o reconhecimento do Instituto Internacional de Água de Estocolmo, bem como da Fundação Miguel Aleman, que lhe concedeu o prêmio de Ecologia e Meio-Ambiente.

Nem todos, porém, estão convencidos da efetividade da Solid Rain. Linda Chalker-Scott, professora da Universidade do Estado de Washington, diz que esses produtos não são novidade. “Não há evidência científica que sugira que eles armazem água por um ano”, disse ela à BBC. “Pode também causar problemas. Isso porque à medida que eles secam, vão sugando a água ao redor mais vigorosamente, e assim desviam a água que iria para a raiz das plantas”, adverte. De acordo com a professora, usar adubo de lascas de madeira produziria o mesmo efeito, sendo significantemente mais barato.

Edwin González, vice-presidente da empresa que comercializa a Solid Rain, defende-se: “Os outros concorrentes não duram três ou quatro anos. Os únicos que duram tanto são os que usam sódio em suas formulas, mas eles não absorvem tanto”. González conta que sua empresa já recebeu milhares de pedidos da Índia, Austrália e até da Grã-Bretanha.




























 

11/09/2013
Agrolink
Autor: Leonardo Gottems

Brasileiros desenvolvem cerveja com formigas



Brasileiros desenvolvem cerveja com formigas

A Lamas Bier apresentou, durante o encontro gastronômico “O Mercado” (São Paulo/SP), a sua “Saison Saúva” – uma receita inusitada de cerveja feita com figos, tucupí negro e formigas saúvas. A ideia de colocar insetos na composição veio de Paulo Leite, proprietário do Empório Sagarana, que ao provar as formigas notou características cítricas no sabor, parecido com o capim cidreira.
 
O próximo passo foi combinar com figos e com o tucupi, criando uma original “saison belga”. Esse estilo de cerveja é picante, cítrica e frutada. Participou dessa idealização também o jornalista Marcelo Cury.
 
A Saison Saúva doi desgustada há três semanas no evento de aniversário do Empório Sagarana com ótima aprovação entre seus idealizadores. Eles já pensam, inclusive, numa nova cerveja igualmente inusitada a ser produzida na próxima edição de “O Mercado”, que deve acontecer ainda em setembro deste ano.
 
A Lamas Bier nasceu da ideia de seis estudantes de física da Unicamp, obviamente apaixonados por cerveja, que decidiram produzir sua própria bebida. Depois de algumas viagens ao exterior vendo como as Brew Shops funcionavam, decidiram começar a sua própria loja no Brasil. Além da comercialização de todos os equipamentos, insumos e acessórios necessários para a fabricação de cerveja em casa, o Lamas Bier ainda divide várias receitas, dicas e métodos de produção.
 
No vídeo é possível ver todos os passos de produção da Saison Saúva: youtube.com/watch?v=erxFGXMsBXA.
 
 
10/09/2013
Agrolink
Autor: Leonardo Gottems