segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Embrapa anuncia 1º feijão transgênico do mundo para 2016



A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) anuncia para 2016 o lançamento do primeiro feijão geneticamente modificado do mundo. A cultivar conterá um gene com resistência ao vírus do mosaico dourado, que é transmitido pela mosca branca.

O feijão transgênico já possui liberação comercial no Brasil desde setembro de 2011, concedido pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). As pesquisas demoraram cinco anos mais em função de uma descoberta feita durante os testes de campo: o ataque do Carlavírus, que acabava sendo ocultado pelo mosaico dourado.

A Embrapa distribuiu norma técnica, através de sua assessoria de comunicação, anunciando que neste ano foram finalizados os “ensaios de valor de cultivo e uso”. Tratam-se de testes exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o conhecimento e seleção do material genético.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) pediu que a ministra da Agricultura, Katia Abreu, explique a demora no lançamento do feijão transgênico. Em sua solicitação ele exige saber os “reais motivos que impediram, até o momento, que uma tecnologia genuinamente brasileira fosse disponibilizada”. Afirma ainda que a “introdução do feijoeiro geneticamente modificado, cultura largamente praticada por pequenos agricultores, desde o seu trâmite na CTNBio, sofre fortes ataques de grupos com orientação ideológica contrária ao uso de transgênicos”.

Leonardo Gottems
Agrolink
31/08/2015