sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Aquecimento Global e a terraformação de Marte



Questões como o aquecimento global e as mudanças climáticas têm sido muito debatidas nos últimos anos, e dividido muitos cientistas. Mas as provas de que o aquecimento global é uma farsa difundida pela grande mídia têm aumentado cada vez mais.
Recentemente, tem se falado muito em levar missões tripuladas para o planeta Marte. Apesar de ser considerado inabitável, o planeta vermelho compartilha uma semelhança com o nosso: possui CO2 em excesso. Na verdade 95% da fina atmosfera de Marte é composta por CO2, enquanto aqui chega a 0,04%. Os marcianos devem ter uma atividade industrial muito intensa, e sérios problemas com aquecimento global. Só que não. A temperatura média do planeta vermelho é de -63° C, variando entre -140° C a 20° C. Cadê o efeito estufa?
Alterações antrópicas na atmosfera de Marte para aumentar a temperatura e a quantidade de oxigênio já estão sendo estudadas. Esse processo é conhecido como “terraformação”, e visa tornar as condições do planeta vermelho favoráveis para a colonização humana no futuro.
Dando uma “googlada” no assunto, encontrei um artigo da revista Superinteressante publicado em 2011, intitulado “Tornar Marte habitável”. O primeiro caminho apontado pela revista seria introduzir água e metano na atmosfera de Marte, que segundo o artigo, são potentes gases-estufa na forma de vapor. Mas o “vilão” CO2, que compõe 95% da atmosfera marciana não faria esse papel? Talvez ele não seja tão mau como é difundido pela mídia terrestre. E o vapor d’água, que compõe cerca de 1% da atmosfera terrestre, não seria um potente gás-estufa aqui também? Porque isso não é divulgado pela mídia?
Divergências entre informações como esta deixam claro que a teoria do aquecimento global é muito mais política do que científica, e que investimentos na redução da emissão de CO2 não trazem nenhum benefício para a sociedade nem para o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário