Fruticultores de Mato Grosso passam a contar com novas cultivares de uva e de maracujá adaptadas às condições climáticas do estado. Nesta sexta-feira, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária lança, em Sinop (MT), a uva para suco BRS Magna e o híbrido de maracujazeiro azedo BRS Rubi do Cerrado. A cerimônia de apresentação será na sede da Embrapa Agrossilvipastoril, a partir das 8h30, e contará com a participação de pesquisadores que trabalharam no desenvolvimento dos materiais, técnicos que atuam na cadeia produtiva da fruticultura e convidados.
As cultivares de uva e de maracujá foram desenvolvidas pelos programas de melhoramento genético da Embrapa Uva e Vinho e da Embrapa Cerrados, respectivamente. Em ambos os casos, as plantas foram validadas em Mato Grosso por meio de parcerias. No caso da BRS Magna, a validação ocorreu em Nova Mutum, na região Médio-Norte do estado, com apoio da Agropecuária Melina. Já a BRS Rubi do Cerrado foi validada em Terra Nova do Norte, no Norte mato-grossense, com apoio da Coopernova.
A apresentação dos dois materiais será feita juntamente a um módulo da Capacitação Continuada de Técnicos da Cadeia Produtiva da Fruticultura. Desta forma, os participantes poderão conhecer melhor as cultivares e o trabalho de melhoramento genético de frutas desenvolvido pela Embrapa.
BRS Magna
A BRS Magna é uma cultivar de uva para suco, que tem como principal característica a ampla adaptação climática, podendo ser cultivada em regiões de clima temperado, como a Serra Gaúcha, ou tropical úmido, como em boa parte do estado de Mato Grosso. Tem um ciclo de produção de médio a precoce, o que possibilita a colheita de duas safras por ano em regiões tropicais. A nova cultivar apresenta um sabor aframboesado, uma coloração violácea intensa e um alto teor de açúcar – de 17 a 19 ° Brix –, podendo ser utilizada para a elaboração de sucos pura ou em conjunto com outras variedades. Com o peso médio de 200g, o cacho é levemente compactado, a baga tem tamanho de 18mm x 20 mm e a produtividade está em torno de 25 a 30 toneladas/ano.
BRS Rubi do Cerrado
A nova cultivar de maracujá produz aproximadamente 50% de frutos de casca vermelha ou arroxeada com peso de 120 a 300 gramas (média de 170g) e rendimento de suco em torno de 35%. Outras características importantes são a melhor resistência ao transporte, maior tempo de prateleira e elevados níveis de resistência às principais doenças do maracujazeiro (virose, bacteriose, antracnose e verrugose).
Comercialização
A comercialização das gemas da BRS Magna e das sementes da BRS Rubi do Cerrado será feita pela Embrapa Produtos e Mercado, escritório de Campinas (SP). No caso da cultivar de uva, os materiais estarão disponíveis a partir de julho de 2013. Os produtores e viveiristas interessados deverão solicitar a reserva de sementes, que estão sujeitas à disponibilidade de estoque. Após o cadastro de reserva, o cliente deverá aguardar o contato da Embrapa, por email. Para mais informações sobre as reservas de sementes, acesse: www.campinas.spm.embrapa.br. Telefone (19) 3749-8888, fax (19) 3749-8890 ou email sac@campinas.spm.embrapa.br.
23/11/2012
Gabriel Faria
Nenhum comentário:
Postar um comentário