No mês de novembro intensifica-se a semeadura da soja. Para as culturas de verão como milho, soja, pastagens, girassol, necessita-se de chuva além de temperaturas mais elevadas para o seu rápido desenvolvimento. Também é neste período que se finaliza a colheita do trigo e dos demais cereais de inverno que, por outro lado, carecem de chuvas em menor quantidade para a manutenção da sua qualidade, ou seja, um PH elevado (peso hectolítrico, que quer dizer quantos quilogramas de cereal cabem em cem litros). Ocorre nesse período também a colheita da canola, que pode ser prejudicada por eventos de ventos fortes ou granizo, os quais começam a tornar-se mais comuns nessa época do ano em nossa região.
O boletim climático do mês de outubro, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), indica que os oceanos Pacífico e Atlântico próximo ao litoral da América do Sul apresentam anomalias negativas de temperatura, variando de -0.4°C a -1,5°C na superfície do mar indicando que deverá ocorrer o fenômeno La Niña para o restante da primavera e início de verão. Confirmando-se a ocorrência deste fenômeno, a chuva tenderá a ser menor e má distribuída causando preocupação geral entre os produtores rurais da nossa região. A precipitação de novembro está entre 175 mm a 190 mm com precipitação dentro da normal climatológica. No mês de dezembro a precipitação deve ficar abaixo da normalidade em torno de 85 mm a 100 mm. No mês de janeiro as chuvas também devem ficar abaixo da normal climatológica, com valores semelhantes aos estimados para o mês de dezembro. As temperaturas mínimas e máximas não devem sofrer anomalia no trimestre que se segue.
Para o mês de outubro, a evapotranspiração (perda d’água para a atmosfera), estimada pelo método de Penman, foi de 138,9 mm sendo a precipitação de 214,2 mm, de acordo com a estação meteorológica automática de São Luiz Gonzaga. Isso indica, portanto, que houve excesso hídrico de 75,3 mm. O local no RS em que ocorreu a maior precipitação considerando as estações automáticas e convencionais do INMET foi Frederico Westphalen,
com 284,4 mm, e o local que aconteceu a menor precipitação foi em Rio Grande, com 66 mm.
A temperatura mínima registrada no estado foi de 3°C em São José dos Ausentes no dia 04/10/2011 e a máxima foi de 35,2°C em São Borja no dia 07/10/2011. A temperatura mínima registrada em São Luiz Gonzaga foi de 9°C no dia 04/10/2011 e a máxima foi de 34,3°C no dia 07/10/2011.
Coordenador: Prof. Sidinei Zwick Radons
Colaboradores: Denilson Nitsche, Diego Eduardo Schirmann, Julio Roberto Pellenz, Silvane Isabel Brand.
Nenhum comentário:
Postar um comentário