sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Agricultura de Precisão: aliança de boas práticas com preservação ambiental


Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul poderão dividir suas experiências na próxima segunda-feira, dia 17, em Maracaju. Um projeto nacional passa pelo município e traz informações importantes sobre a prática da agricultura de precisão. “O expressivo aumento de produtividade e as safras recordes de grãos têm relação direta com o uso de novas tecnologias de produção. A agricultura de precisão tem um papel relevante neste movimento, pois estabelece as condições ideais para cada cultura.”, pontua o presidente do Conselho Administrativo do SENAR/MS e da Federação da Agricultura e Pecuária de MS - FAMASUL, Eduardo Correa Riedel.

Para o superintendente do SENAR/MS, Clodoaldo Martins, o sistema de agricultura de precisão é essencial para o aumento da produtividade das lavouras sem abertura de novas áreas. “A tecnologia empregada traz benefícios tanto para o produtor rural que tira melhor e maior proveito de sua produção como também para a sociedade, já que não há desperdício de recursos. Incentivar o uso da tecnologia, é primordial para a sustentabilidade da agricultura em Mato Grosso do Sul.”

Martins aponta ainda que mesmo aqueles que já usam a metodologia devem participar. As novidades dessa prática agrícola estarão no seminário. “Sempre há algo novo, ainda mais quando se fala em agricultura de precisão que se utiliza da tecnologia da informação”.

Com o uso da geoestatística, a agricultura de precisão pretende estabelecer condições ideais às espécies cultivadas na agricultura. Essa novidade tecnológica aumenta a produtividade. Para Riedel, há novas fronteiras da agricultura, principalmente na região Centro-Oeste. “Temos outra agricultura surgindo a partir dessas possibilidades. E o produtor sul-mato-grossense tem a característica de ser aberto às inovações”


14/09/2012
Assessoria de Comunicação do Sistema FAMASUL/SENAR-MS

Cenário MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário