quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Conheça o Brasil Rural Contemporâneo 2012


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realiza, pela oitava vez, a Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo. Entre 21 e 25 de novembro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, o ministério reúne 650 empreendimentos da agricultura familiar de norte a sul do País para apresentar ao público os produtos deste setor que alimenta o Brasil. 
“Queremos fortalecer a imagem da agricultura familiar na sociedade. O Brasil Rural Contemporâneo que nós queremos é um Brasil com gente, com sustentabilidade, com responsabilidade social, com qualidade e diversidade nos produtos, com valorização do conhecimento tradicional e muito mais. E tudo isso poderá ser apreciado pelo visitante da Feira”, afirma o coordenador-geral do evento, Arnoldo de Campos. 
O que encontrar
No espaço de 40 mil m2, agroindústrias e cooperativas estarão organizadas por regiões, de forma que o visitante possa conhecer a amplitude produtiva e cultural do meio rural brasileiro, com foco na produção sustentável na agricultura familiar. Também haverá espaços especiais para receber o setor privado, fazer negócios e visitas guiadas para potenciais compradores. 
Na Praça da Sociobiodiversidade, produtos de alta qualidade da Caatinga, Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal trazem para perto do consumidor o que de melhor esses biomas têm a oferecer. A Casa do Incra apresenta importância da reforma agrária e como é possível produzir de forma sustentável nos assentamentos O Programa Talentos do Brasil vem com uma nova coleção de roupas e traz alimentos, bebidas e artesanatos pensados especialmente para o setor hoteleiro. 
As praças da Cachaça, dos Orgânicos e a Casa do Queijo são uma oportunidade para mostrar a variedade nas formas de produção do mesmo artigo em diferentes regiões. Enquanto isso, na Praça dos Ofícios, será possível acompanhar passo a passo o feitio de artesanatos. A Feira também é chance de ter contato com o trabalho das mulheres rurais e dos povos e comunidades tradicionais em ambientes especiais, pensados para cada segmento. 
Para os amantes de boa comida, o Brasil Rural Contemporâneo traz uma praça de alimentação baseada nos princípios do movimento Slow Food, sobre a alimentação com consciência e responsabilidade, reconhecendo as conexões entre o prato e o planeta. Nesse espaço será possível consumir produtos da alimentação regional, que valorizam os hábitos alimentares de cada lugar. 
O evento ainda conta com uma ampla programação cultural. “Estamos trazendo apresentações coerentes com o nosso objetivo de valorizar o meio rural. É uma programação com fortes raízes”, explica Arnoldo de Campos. Além disso, os pais podem contar com um espaço infantil onde as crianças podem ficar enquanto eles aproveitam a Feira. 
Quem produz
A produtora orgânica Diva Vani Deitos participará da Feira pela quinta vez. Ela representa a Associação de Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense (Apaco), que estará presente no evento pela sétima vez. Para ela, essa é uma iniciativa muito importante para fortalecer a agricultura familiar. “Para nós, produtores, é uma grande oportunidade de ver nosso produto sendo divulgado e inserido no mercado”, conta. 
A Apaco tem 33 cooperativas associadas, das quais 13 levarão os produtos à Feira. Sob o selo Sabor Colonial, grande parte dos quase mil itens do catálogo estarão em exposição. Este ano eles trazem novidades nas receitas de panificados, embutidos e outras, mas sem esquecer os sabores tradicionais de salames, queijos e geleias, que segundo Diva, não podem faltar. 
A agricultora faz um apelo ao consumidor brasileiro. “Se não for possível ir à Feira, no Rio de Janeiro, vá ao mercado, e peça o produto da agricultura familiar para que esse trabalho continue dando certo”, convida.
Portal MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário