terça-feira, 23 de abril de 2013

Seminário debate questão agrária no Brasil e na França




Como as agriculturas brasileira e francesa se desenvolveram ao longo do século 20 e vêm avançando no cenário atual? Quais os pontos de contato entre as políticas agrícolas dos dois países? Para responder estas e outras questões será promovido, em Paris, capital da França, nesta quarta (24) e quinta-feira (25), o seminário franco-brasileiro Diálogos Contemporâneos Acerca da Questão Agrária e Agricultura Familiar no Brasil e na França. 


O diretor do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Nead/MDA), Roberto Nascimento, vai participar do seminário e estará na mesa Perspectivas e Cenários para a Agricultura Familiar Francesa e Brasileira no Século XXI, ao lado de pesquisadores como Marc Dufumier, do AgroParisTech; Sergio Leite, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ); e Caio França, do gabinete da Presidência da República do Brasil. 


Para Nascimento, o seminário será uma oportunidade de discutir de forma aprofundada experiências de ambos os países. “Apresentarei os eixos da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que será realizada pelo MDA em outubro. Do ponto de vista da construção de novas políticas e da atualização das já existentes, a Conferência vai contribuir para que tenhamos, daqui a duas décadas, um cenário melhor para a agricultura familiar brasileira, com os homens e as mulheres do campo atuando como protagonistas desse projeto nacional de desenvolvimento”, destaca. 

Reflexão sobre o rural 

O objetivo do evento é discutir questões variadas do rural brasileiro e francês, em especial relativas à agricultura familiar, à reforma agrária e à política pública, buscando analisar a situação atual e traçar novas perspectivas para o futuro. O encontro franco-brasileiro visa, também, incentivar parcerias entre instituições dos dois países com o intuito de promover atividades de pesquisa e de cooperação científica. 


O seminário Diálogos Contemporâneos Acerca da Questão Agrária e Agricultura Familiar no Brasil e na França é organizado pelo Laboratório Dinâmicas Sociais e Recomposição dos Espaços, pelo Centro Nacional da Pesquisa Científica e pelo AgroParisTech, que é o Instituto de Paris de Tecnologia para Vida, Alimentação e Ciências Ambientais. 


Na coordenação do encontro também estão pesquisadores brasileiros, como Magda Zanoni, do Nead/MDA; Lovois de Andrade Miguel, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS); e Sonia Bergamasco, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Portal MDA


23/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário