terça-feira, 4 de junho de 2013

Campus Cerro Largo desenvolve tecnologia para produção de morangos orgânicos



Foi iniciado, na UFFS – Campus Cerro Largo, o plantio dos cultivares de morangos orgânicos para o projeto “Vitrines Tecnológicas”, que tem o objetivo de desenvolver tecnologias para a produção da muda que melhor se adapta à produção de base ecológica. “A ideia é identificar os cultivares mais resistentes e produtivos na condição de não utilizar nenhum tipo de agrotóxico”, explica o coordenador do projeto, Evandro Schneider. A tecnologia desenvolvida poderá ser utilizada pelos agricultores que saberão quais cultivares adaptam-se melhor ao clima, ao solo e às condições de produção na região. “Assim, eles vão poder reduzir os gastos da produção convencional”, diz.

Segundo o professor, o projeto é resultado de um convênio assinado entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Clima Temperado (Embrapa) e a UFFS, durante a 19a Feira Nacional da Soja (Fenasoja) em Santa Rosa. “A partir dessa assinatura foram estabelecidos planos de trabalho e pesquisa. Aqui será montado uma unidade experimental que será utilizada para fazer dias de campo e capacitação dos técnicos dos municípios dessa região”, argumenta.
O canteiro, que está sendo preparado em frente ao Campus principal da UFFS, em Cerro Largo, tem 210 metros quadrados e nele serão plantadas 2500 mudas – importadas do Chile - de cinco cultivares de morango. Após 45 dias será iniciada a avaliação do crescimento, desenvolvimento e, posteriormente, a frutificação, produtividade e variedade dos frutos. “A colheita deve estender-se até dezembro deste ano”, acrescenta Schneider.
A parceria será ampliada também à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/Ascar), à Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), prefeituras municipais de 16 municípios da região das Missões e Noroeste, e às Organizações Não Governamentais (ONG´s). “Nesse sentido, cada entidade envolvida cumpre com um papel para a viabilidade do projeto”, conclui
.
04/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário