sexta-feira, 17 de maio de 2013

Hortaliças tradicionais de volta à mesa


Epamig faz trabalho junto a produtores em cidades do interior de Minas


Pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) estão desenvolvendo estudos com hortaliças não convencionais que eram encontradas nos quintais das casas, mas que perderam espaço na culinária.



Essas hortaliças são aquelas presentes em determinadas localidades ou regiões, que compõem pratos regionais, como frango com ora-pro-nóbis, taioba refogada e doce de batata-doce. São pratos de preparo simples e alto valor nutricional. Entretanto, com uma mudança de comportamento alimentar, essas plantas passaram a ter expressões econômicas e sociais reduzidas e perderam espaço para outras hortaliças.



Com o objetivo de buscar o resgate no cultivo dessas hortaliças e o uso na culinária, a Epamig, em parceria com a Emater-MG, estão conduzindo pesquisas e transferência de tecnologias nessa área. Atualmente, está em desenvolvimento o projeto "Avaliação de sistemas orgânicos no cultivo de hortaliças não convencionais", com recurso da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), na Fazenda Experimental Santa Rita, em Prudente de Morais, Região Centro-Oeste de Minas Gerais.



De acordo com a coordenadora do projeto e pesquisadora da Epamig, Marinalva Woods Pedrosa, o objetivo é avaliar o sistema orgânico de cultivo, sem agrotóxicos, de hortaliças como azedinha, taioba, e ora-pro-nóbis, visando a produção de tecnologias para essas espécies. "Essas espécies já são cultivadas na região, são de fácil cultivo e ricas em nutrientes", explica.



Segundo a pesquisadora, a proposta é incentivar a produção dessas hortaliças através de práticas ecologicamente mais equilibradas e que contribuam para promoção da sustentabilidade social, ambiental e econômica. "A partir desse trabalho foram instalados 28 bancos de hortaliças não convencionais em diversas comunidades do estado, sendo que três desses bancos estão em Fazendas Experimentais da Epamig, em São João del-Rei, Prudente de Morais e Oratórios", afirma.



O Programa "Bancos Comunitários de Multiplicação e Conservação de Hortaliças Não Convencionais" visa o resgate de diversas dessas espécies e também a multiplicação. Este trabalho é desenvolvido em parceria pela Epamig, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Emater-MG e prefeituras municipais. Na Fazenda Experimental, em Prudente de Morais podem ser encontradas no banco de germoplasma mudas e sementes de hortaliças de diferentes espécies, como: araruta, azedinha, almeirão-de-árvore, cará-do-ar, cansanção, feijão mangalô, jacatupé, mangarito, ora-pro-nóbis, peixinho, vinagreira. Algumas dessas hortaliças foram distribuídas para produtores familiares da região que já cultivavam hortaliças convencionais e pretendiam diversificar a produção.



História - O produtor Argentino Faria, que participa do projeto de hortas urbanas em Sete Lagoas, afirma que essas hortaliças são fontes de diversificação de renda. "Produzo azedinha, taioba e ora-pro-nóbis. Vendo um pouco de tudo e também sou consumidor dessas verduras", conta. Com a orientação de extensionistas da Emater-MG os produtores que integram a Associação de Produtores Urbanos de Hortaliças de Sete Lagoas praticam cultivo sem o uso agrotóxicos e com adubação orgânica. "Misturo restos de plantas da horta com cal e faço um composto orgânico. Esse é meu adubo", explica.



Para a chef de cozinha do restaurante Gôndola, Maria Alves, essas espécies há muitos anos fazem parte do cardápio do restaurante. "Diariamente, enfeitamos pratos típicos com flores da capuchinha. As flores apresentam sabor picante e dão um toque todo especial às receitas". Maria, que há mais de 10 anos coordena a cozinha do Gôndola, conta que recebem clientes estrangeiros que querem conhecer receitas da região. "Preparamos pratos sofisticados com essas hortaliças, como risotos com ora-pro-nóbis, suflê de taioba, pesto de azedinha, dentre outras receitas".



Em Belo Horizonte, essas hortaliças tradicionais podem ser encontradas em mercados e feiras de diversas regiões da cidade. Na região centro-sul, o Mercado Central e o Mercado Novo oferecem varejo e atacado dessas folhosas. Já a Feira dos Produtores atende os consumidores da região Nordeste da Capital. A consumidora Rita Silva Losquiano, freqüentadora assídua da feira, conta que essas hortaliças compõem as refeições em sua residência. "Na minha casa consumimos taioba refogada e salada de várias outras hortaliças tradicionais. Na minha infância tínhamos essas plantas no quintal de casa. Hoje moro em apartamento e não cultivo essas folhosas, mas as adquiro no mercado", disse. Sebastião Parreiras da Silva, feirante desde 1981, disse atender donas de casas e também restaurantes em sua banca na Feira dos Produtores.



Quem se interessar em cultivar hortaliças em sua propriedade poderá participar do curso de hortaliças não convencionais, ministrado pela pesquisadora Marinalva Pedrosa, que será realizado durante a 6ª Semana de Integração Tecnológica, em Prudente de Morais, no próximo dia 21 de maio.


17/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário