quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O papel da Embrapa Agroenergia e a agroenergia da Embrapa


No contexto do Plano Nacional de Agroenergia (PNA 2006-2011) coube à Embrapa coordenar ações institucionais e um programa de PD&I; que otimize processos e matérias-primas atuais e potenciais no Brasil, nas plataformas de etanol, biodiesel, florestas energéticas e resíduos, para a obtenção de biocombustíveis e de co-produtos.

Estas diretrizes estratégicas tem abrangência em três vertentes que implicam no desenvolvimento de tecnologia agrícola, industrial e estudos transversais (socioeconômicos, ambientais, mercado, gestão e elementos para subsidiar políticas públicas), conectando o conhecimento agronômico, o conhecimento industrial e o mercado de energia.

Com base nas diretrizes do PNA foi criada, em 24 de maio de 2006, a Embrapa Agroenergia / Centro Nacional de Pesquisa de Agroenergia -- CNPAE, como uma unidade descentralizada, que atua com visão estratégica do agronegócio e com o enfoque em Inovação Tecnológica das cadeias produtivas de agroenergia.

A Embrapa Agroenergia atua coordenando, executando e integrando redes de pesquisa, nacionais e internacionais, envolvendo gestores e pesquisadores das outras 37 Unidades Descentralizadas da Embrapa e outras instituições parceiras (atuais e potenciais), públicas e privadas.

Em razão dos grandes desafios nacionais para a produção de energia de biomassa, a implantação da Embrapa Agroenergia / CNPAE é uma oportunidade para o Brasil. Trata-se de implementar uma nova forma de gestão, inovando em arranjos institucionais que demonstrem competitividade com cooperação, traduzidos no ajustamento de arranjos tecnológicos (produção de conhecimento novo) e arranjos produtivos (estratégias para uso da inovação).

A Embrapa Agroenergia está em franca implantação temática e operacional, visando adequação técnico-científica do tema Agroenergia, desdobrado nas plataformas de energia de biomassa; formando times de competências em biologia energética, conversão de matérias-primas energéticas, aproveitamento de resíduos para produção de co-produtos e novos materiais, e gestão do conhecimento em agroenergia; e, criando facilidades de infraestrutura, com laboratórios e plantas-piloto para a PD&I;, que conferem à Embrapa, em parcerias estratégicas, excelência para coordenar e executar pesquisa agronômica e em processos de conversão industrial, com visão das cadeias produtivas de agroenergia.

A Embrapa Agroenergia, focada em energia de biomassa, complementa e revigora as estruturas e estratégias para fins energéticos correntes nas Unidades da Embrapa, integrando redes, recursos e competências diferenciadas.

Embasados na comprovada experiência da Embrapa na "agricultura de alimentos", uma sólida parceria interna coloca a Embrapa APTA para contribuir, decididamente, para a "agricultura de energia", e completa o lema estratégico corporativo de "produção de biomassa" e "produção de energia de biomassa".

Frederico Ozana Machado
09/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário