terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Tempo permanece seco no Sul do país até a primeira semana de fevereiro



Produtores de milho do Rio Grande do Sul estão preocupados com o risco de estiagem 

Uma massa de ar seco cobre a região Sul do Brasil e a semana começa com céu limpo e sem previsão de chuvas para boa parte dos Estados. Nos próximos dias há chance de algumas pancadas muito isoladas e passageiras no oeste gaúcho e leste paranaense, mas sem grandes acumulados. Até o fim da semana as temperaturas voltam a subir desde o Rio Grande do Sul ao Paraná e as máximas ficam novamente na casa dos 30°C.

“Essa condição deve persistir até o final do mês e pelo menos na primeira semana de fevereiro”, afirma o climatologista da Somar, Paulo Etchichury. As previsões mostram que as poucas chuvas que acontecem até o fim de semana na região não devem gerar acumulados acima dos 15mm. Para a última semana de janeiro o tempo fica ainda mais seco, principalmente no Rio Grande do Sul, sem volumes significativos de chuva. 

No noroeste gaúcho a falta de chuvas completa 12 dias. Em Palmeira das Missões-RS e Santo Ângelo-RS não chove desde o dia 9 deste mês e janeiro deve terminar com acumulados abaixo da média nessas cidades. Na primeira semana de fevereiro há formação de novas áreas de instabilidade sobre a região sul, mas o Rio Grande do Sul não será totalmente beneficiado e os volumes de chuva não passam dos 30mm no norte do Estado.

Para o estado do Paraná e parte de Santa Catarina o risco de estiagem é menor, em função de que há indicativo de chuva para a primeira semana de fevereiro. A umidade da Amazônia volta a se organizar entre o Sudeste, Sul e Centro-Oeste e as chuvas mais generalizadas atingem o Paraná e trazem acumulados de até 70mm em praticamente todo o Estado, o que deve garantir um bom início de plantio de milho nas lavouras paranaenses.

22/01/2013
Rafaela Vendramini 
Jornal do Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário