quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Um bom horizonte para a produção de alimentos no RS


 

O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, avalia positivamente o futuro da produção de alimentos no Rio Grande do Sul. Mesmo com a possibilidade de algumas pequenas crises, há muito investimento sendo feito neste setor e o mercado mundial aponta para uma demanda crescente


A produção de alimentos tem papel fundamental na economia do Rio Grande do Sul. Em especial no Norte do Estado, a grande parte dos municípios tem como principal atividade a agricultura. São milhares de famílias que vivem desta atividade, sujeita às instabilidades climáticas e econômicas, mas que é essencial para a posição de destaque que o Brasil conquistou no cenário mundial.


Às vésperas de um novo ano, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, traça um cenário do atual momento desde setor. Ele faz uma avaliação positiva do atual momento e revela os rumos dos investimentos públicos nesta atividade. Para o secretário, é necessário um forte investimento em educação e preparação para o produtor rural, desta forma ele saberá tirar o melhor proveito do próximo momento que a produção de alimentos irá atravessar.


DM - Como o senhor avalia o ano de 2012 com relação aos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria? 


Pavan – Um ano que apesar das dificuldades que tivemos com a estiagem, que nos fez perder 42% da safra de grãos, ainda assim, através das nossas políticas emergenciais, foi possível fazer um socorro importante para os produtores. Tivemos, através da Emater, 48 mil laudos para os agricultores acessarem o seguro, onde foram destinados R$ 300 milhões. Com os recursos do Orçamento do Estado tivemos o Carão Estiagem, a Cesta Básica para as comunidades mais empobrecidas e ainda assim, estruturamos um conjunto de programas que apontam para o próximo período com muitas e boas políticas de reestrutura de agricultura familiar. 


Avalio como um ano de muitas dificuldades pela estiagem, mas que nos permitiu estruturar um futuro promissor para a agricultura familiar gaúcha.


DM - Quais ações o senhor considera prioridade para a região Norte do Rio Grande do Sul para o ano de 2013?


Pavan – A região Norte tem sua base econômica principal na agricultura, a agricultura familiar tem uma forte contribuição no PIB regional e a exemplo das políticas para todo o Estado, entendemos que a prioridade é a organização econômica da agricultura familiar. 


A organização econômica pode ser feita através de cooperativas, uma profissionalização do agricultor cada vez maior, por isso estamos investindo na ampliação e qualificação da assistência técnica da extensão rural, diversificação das propriedades e a agregação de valor ao produtor do agricultor familiar. Não basta o agricultor ser um bom produtor de alimentos, ele precisa ir passo a passo avançando na direção de ser um bom produtor que agrega valor a sua produção e que ele mesmo comercialize para o consumidor. As cadeias curtas são o melhor para o produtor e para o consumidor, pois as duas pontas ganham e não o intermediário. 


Por isso, estamos incentivando as cadeias curtas, e esta é uma das nossas prioridades, e, além disso, proteger a propriedade com tecnologias adequadas de acordo com a vocação de cada uma das propriedades rurais de nosso Estado. 


Para ler a entrevista completa, acesse o link abaixo:


02/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário